domingo, 4 de outubro de 2009

Für Elise

elise

Estamos em meio a um grande baile de máscaras, o objetivo é descobrir quem realmente são as pessoas que se escondem por baixo das máscaras. Olhares vazios são trocados constantemente, quando há um desses que nos interessa, nos aproximamos e pedimos que dancem conosco a próxima música, até que a música acaba e os pares são trocados.

Existem vários salões na casa em que ocorre esse baile, mas todos querem estar apenas em um e é justamente aquele em que poucos podem dançar, porém o que dá ritmo a música é a esperança da mobilidade ascendente. O que separa esses salões são paredes de vidro, onde os que estão nos dito salões baixos possam admirar e almejar os que estão no salão alto.

Há pessoas que não estão mais no baile, mas constantemente são lembradas entre uma dança e outra, às vezes a lembrança dessas pessoas é tão importante que modifica toda a ordem dos salões. Quem realmente conheceu essas pessoas e pôde entendê-las não está em nenhum dos salões, essas pessoas riem enquanto conversam e observam de um camorote tudo o que ocorre.

Todas essas estruturas são muito importantes, cada salão, cada pessoa, cada música são fundamentais para que a festa continue. Porém nada ali poderia ser mais importante que Elisa, ela raramente dança, se econtra a maior parte do tempo sentada em um poltrona que pode ser vista de todos os salões, mas que não está em nenhum deles.

Elisa passa desapercebida por muitos que estão na festa, mas nenhuma das pessoas que estão no camarote deixa de olhá-la. Ela tem um olhar generoso, que exprime toda a sua compaixão, e um sorriso extremamente triste. É muito bonita com seus cabelos cacheados presos no alto da cabeça e com um vestido enorme e bufante que parece ter vida própria.

Há vezes em que Elisa passeia pelos salões, ela é a única que possui permissão para ir e vir livremente. Mesmo quando está no salão, poucos a notam. Desde que eu a vi e lhe retribui seu triste sorriso, percebi que tudo e todos naquele baile apenas dançam para Elisa, sem ao menos saber disso.

3 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Blog inteligente, sensato, com tematica de atitude, gostei! por isso, vou seguir e visitar! Parabens, caro Drigão!

Tom disse...

Me apaixonei pela Elisa... onde a encontro?

Mauri Boffil disse...

Mas que bobos... deveriam dançar para se divertir