terça-feira, 13 de outubro de 2009

Diamond Dust

diamond

Nossas vidas são como pequenos cristais de diamante, são reluzentes conforme a intensidade dos nossos desejos e emoções, são duras e firmes conforme o nosso egocentrismo e o antropocentrismo nos faz acreditar e são delicadas ao passo que pequenas coisas mudam tudo que um dia já foi.

Apesar das formas variadas, todas em sua essência são muito iguais por se ter sempre um mesmo objetivo subjacente chamado felicidade. A felicidade é o alvo dessa rajada de diamantes, se passa através dela muitas vezes, mas nunca se está nela sempre.

So Damn Protected

protected

Vamos colocar agora a culpa naqueles que são os responsáveis por sermos da maneira que somos hoje. A maioria dos pais agem da forma que eles acreditam que trará o melhor benefício para os seus filhos, mas sempre com o desejo egoísta de auto-realização. Seja pra que os filhos sejam o que eles não foram, ou pra que tenham o que eles não tiveram ou ainda para que dê algum retorno para eles no futuro.

E nós, seres indefesos, vemos eles como os nosso heróis e paladinos da justiça quando crianças. Os pais sempre sabem de tudo e são as pessoas mais boas do mundo. Esse pensamento que temos durante a infância mais o fato de acharmos que devemos algo a eles “por tudo o que eles nos fizeram” nos faz continuar agindo como eles querem durante boa parte da nossa vida, pois a decepção ou desaprovação deles seria algo terrível.

Aprendemos depois de uma certa idade que os nossos pais erram também, são pessoas como outra qualquer, mas o sentimento de dívida nos faz continuar acorrentados as vontades deles.

Eu sempre fui superprotegido pelos meus pais, isso era bom, mas sempre trazia prejuízos. Fiquei emocionalmente dependente e infantil em certos aspectos, aprendi a querer que tudo saia do meu jeito e não compreendo pontos de vista diferentes do meu, tenho dificuldade de me relacionar com outras pessoas. Por sempre viver no meu mundinho eu não consigo deixar que se aproximem muito, afasto todos os que tentam.

Mas aprendi a ter uma certa auto-suficiência mental benéfica, não me diexo influênciar facilmente por idéias alheias, não sinto carência de nenhuma pessoa em específico, é muito difícil me afetar emocionalmente. Não sou macificado e não tenho as mesmas necessidades impostas pelo nosso sistema, seja nos padrões de beleza, de consumo, de ser, etc. Isso por sempre viver no meu mundinho superprotegido criado pelos meus pais, criaram alguém segregado da realidade.

I’ll Be Anticipating

stop here

As consequências de ser segregado foi um forçado isolamento duarnte a infância, não tive muitos amigos. As crianças desde pequenas são educadas a excluir aquilo que é diferente, são treinadas a seguirem modelos aprovados pela sociedade.

Talvez essa possa ser a fase mais cruel para algumas pessoas que não conseguiam se encaixar ao passo que foi uma fase maravilhosa para aqueles que estavam aptos a ser fazer parte do todo. Questões como falta de coordenação e ser gordinho podem fazer você ser alvo de piadas, piadas que não tem graça nenhuma para quem houve e que as crianças que as fazem também não tem culpa. O sistema ensina a ridicularizar o que foge dos seus padrões para que esses mudem ou sejam extintos.

Eu mudei, em parte, mas não foi algo voluntário, foi mera mudança biológica. Eu sempre fui uma criança gordinha, mas ao passo que fui crescendo fui mudando e as pessoas passaram a me tratar diferente. Mas aí já era tarde demais, tamanho o trauma de não conseguir se encaixar eu mesmo já antecipava qualquer possibilidade de desaprovação e me isolava espontaneamente.

Hoje além de já não deixar as pessoas se aproximarem muito, também extingo qualquer possibilidade de mínima aproximação daqueles que me parecem iguais aos que eram responsáveis por me fazer sentir diferente.

Oh My Love

love_game

Com as mudanças físicas vieram também pessoas interessadas em algo além de amizade, mas é claro que eu não tinha base emocional para aquilo. O amor na nossa sociedade está basicamente ligado a imagem, podemos então pensar no amor como uma ilusão de ótica. Existem os modelos perfeitos de pessoa que você precisa “ter” para ser feliz, os modelos incluem uma pequena e quase sem importância descrição de personalidade, o que mais importa ao modelo é a aparência.

Eu não escolhia as pessoas com quem eu iria namorar pela aparência, eu sabia distinguir o impulso sexual das minhas reais necessidades emocionais, mas é aqui que eu caio em uma armadilha, relacionamentos não devem servir para suprir algo de uma pessoa, é sempre mais que isso. Mas como eu não possuia minha parte emocional bem desenvolvida eu acabava entrando em relacionamento apenas para usar as pessoas, não sei se isso me justifica, mas eu fazia com a maior inocência que uma pessoa que não entendia bem os contratos sociais poderia fazer.

Bom, eu sabia separar impulso sexual de necessidade emocional, mas mesmo assim eu nunca namorei pessoas feias, isso é algo que não podemos escapar e se houver alguém que diz valorizar somente o interior, eu consideraria ela alguém extramemente hipócrita e frustrada.

Mas sobre amar, acho que já amei uma vez, apenas uma pessoa. Essa pessoa é de muito longe… Não vou me demorar descrevendo ele, já que boa parte desse blog já foi dedicado a ele, o fato é que eu ainda não sou maduro emocionalmente e não pude ser responsivo ao amor que recebi, pagarei o preço por isso.

So Deep In The Darkness

Darkness

E onde estamos agora? Em meio a um turbilhão de dúvidas que nos fazem seguir e nos forçam a experimentar coisas, aprimoramos nosso conhecimento empírico dia após dia. Um segredo de ser segregado: você sempre está sozinho no escuro.

Por mais que você tente se encaixar e aceitar os outros, você sente uma barreira que não permite que você apenas entre na dança e seja aquele “mais um na multidão”. Ser mais um ou ser o único, a grande diferença é que as preocupações e sofrimentos dos primeiros são tão fúteis quanto suas vidas possam ser.

É necessário pro ser humano a empatia, poder se identificar e se colocar no lugar do outro faz com que sintamos que estamos nuam mesma sintonia e que podemos seguir juntos, estar junto é sempre melhor do que estar sozinho, sempre foi assim.

Para mim é difícil sentir essa identificação, meu egocentrismo parte disso, não consigo fazer parte do mundo simples de todos. Meu mundo é muito engenhoso e segue labirintos de idéias que se contradizem o tempo todo.

É na escuridão então que dormimos e é quando dormimos que sonhamos. Os sonhos são a libertação da alma, e os meus sonhos são os mais doces e lindos possíveis, mas sinto que não passam de ilusões, muito frágeis por sinal.

Starlight Extinction

starlight

E qual seria o objetivo disso tudo afinal? Por mais que as nossas vidas mudem, os objetivos sempre parecem os mesmos, sempre parecemos querer a mesma coisa, mesmo que não seja a mesma. Tudo que foi dito aqui é apenas um recorte de várias subjetividades que existem dentro de mim. Eu sinceramente não seria a melhor pessoa pra traduzir a essência humana.

Mesmo com o objetivo de atingir a felicidade, a nossa rajada de diamantes um dia perde o brilho e se dissolve no espaço, é deixado para trás tudo o que nunca foi realmente importante, mas que diziamos não poder viver sem.

"As flores brotam, e depois murcham.
As estrelas brilham, mas um dia se apagam.
Esta Terra, o Sol, as galáxias, e até mesmo
o grande Universo, algum dia se destruirão.
Comparado a isso, a vida de um
homem não é mais do que um instante.
E nesse breve intervalo de tempo, as pessoas
nascem, experimentam o amor e o ódio,...
riem e choram, lutam e sofrem
se alegram e se entristecem.
Tudo em um breve intervalo de tempo.
E depois, são abraçados por
esse sono eterno chamado morte."

Chikyuugi

Uma canção é mais
agradável do que lágrimas
Leve aquele calor,
ao invés da tristeza

O mundo
Acho que não será
mudado tão facilmente

Silenciosamente
derreteu a escuridão

Ande e continue andando,
que irá se tornar realidade

Mesmo que seja lento,
posso chegar mais próximo
De um pedaço do meu sonho
com a pessoa a quem amo

A forma do amor que eu sonhei,
Que procurei por tanto tempo,
encontrei em você
Talvez há algo que possa fazer

Mas talvez eu não amei você
Mas mesmo assim,
quero estar com você

Leve aquele calor,
ao invés da tristeza

Giros e giros...
A Terra muda
Na hora do fim do mundo
Para mandar amor e felicidade
e meus sonhos...

4 comentários:

Graziela Mussato disse...

Ta inspirado hj em amore, quase nao aguento ler tudo...rsrs
Bom referente ao post abaixo o meu tbm bateu viu eu sou de peixes vou ate postar la no blog.

Bjs

Mauri Boffil disse...

esse texto e um exemplo de como se forma um carater/personalidade. Somos a soma da criação + o meio.
Chiyuugi?
Abração

Rodrigo Ortega Vieira disse...

Chikyuugi é o nome da música ^^.

É uma música japonesa.

Theo disse...

Ah, os psicólogos! São todos iguais?? haha

Belo texto. A princípio, pensei que não fui uma criança super protegida pelos pais. Depois eu vi que tenho algumas características q vc tbm diz ter... Principalmente sobre não ser mto "social". Acostumei assim e hoje é difícil mudar.

Parabéns pelo texto.
Abço ^^