quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Só Mais 5 Minutos

5_minutos

Nunca estamos totalmente felizes com o que temos, sempre achamos que poderia estar melhor. Essa busca da felicidade completa é tida com uma idealização do que seria a nossa vida perfeita, sempre estamos atrás dessa vida perfeita, mas o que fazemos para tê-la?

Seria tão bom se fosse desse jeito ou do outro é o que todos pensam, mas o que fazem para que realmente seja desse jeito? Pensamentos acomodados nos invadem e sempre achamos justificativas racionais para não tomar ações que melhorariam a nossa vida a longo prazo, vemos a vida do outro, vemos a mídia, vemos ser injetados em nós uma inifinidade de necessidades diariamente e aceitamos todas elas como verdadeiras. Realmente eu preciso ter aquilo e preciso ser assim, é isso que se dá nas nossas cabeças quando vemos na televisão principalmente, personagens que parecem ter uma vida ótima. Esse é um condicionamento de comportamento do behaiviorismo que se dá pelo modelo, ao termos um “modelo” e vemos o que acontece com ele, dependendo do resultado nós vamos querer ou não ser iguais a ele.

Isso se dá assim: o mocinho é bonito e bonzinho e se dá bem no final, logo o povo associa comportamentos bons e beleza física a uma vida bem sucedida, já o vilão é aquele que tem outros meios de tentar conseguir o que quer, meios não aprovados pela sociedade, como ele se dá mal no final as pessoas associam esse comportamento ao fracasso. É através da televisão principalmente que o povão tem a sua noção de certo e errado.

Bom, então as pessoas tem um senso do que é certo e sempre estão atrás disso, mas sem nunca realmente pararem pra pensar se realmente aquilo as trará felicidade ou se realmente fazem algo para obter aquilo. É como estar imerso em um sonho, onde vemos imagens lindas e quando temos que acordar falamos: só mais 5 minutinhos, até que a soma deles se tornem anos.

6 comentários:

Mauri Boffil disse...

isso e verdade... sempre teremos estereotipos.
Agora mais 5 minutos...

Luis disse...

Pareceu que estava falando para vc mesmo. o que te deixou tao chateado pra se revoltar assim?...rs

Muito interessante o seu blog

Abraço,

L.C.

Theo disse...

Ai... odeio textos que me fazem me sentir culpado!! haha
O q eu tenho feito pra conseguir minha "vida ideal"? NADA!

Viver sonhando não dá! Até nas novelas sempre tem uma personagem q batalha e consegue tudo, né? Devemos parar de ver só os mocinhos e vilões e prestar atenção nos coadjuvantes!

Belo texto! Parabéns!

Abço ^^

Anônimo disse...

Concordo plenamente, e olha que a teoria psicológica que vc usou é uma das mais simples, e ainda caímos nela... no condicionamento, nos esteriótipos... estive lendo que esteriotipo é a simplificação exagerada e generalização acerca de algum grupo de pessoas, é o primeiro passo para o preconceito... tudo bem, concordo que ambição, que saúde, ou ter alguem como exemplo é fundamental para crescermos, mas temos primeiramente que saber nossos limites e nos aceitarmos... só assim podemos nos aventurar desta forma.

Graziela Mussato disse...

Mal de todo ser querer sempre o que outros tem, só para se sentirem melhor, sem saber se realmente aquilo vai ajudar em algo...adorei...bjs

Rapha disse...

Isso me lembrou muito a aula de psicologia de hojes sobre estereotipo e preconceito. Muito interessante mesmo. Realmente muitas pessoas querem o que vêem na televisão. Através dela recebemos uma grande parte dos nosso valores morais, em suma, sobre o que é certo e o errado. Eu mesmo recebi valores morais melhores da televisão do que da minha própria família. Hoje os tenho como exemplo de tudo o que não quero ser. E sou orgulhoso em dizer que meus sonhos são singulares e que, incluse, já consegui viver um ótimo momento de felicidade sem precisar de mais nada. Gostaria de ter permanecido estagnado naquilo, no entanto acordei... E queria mais cinco minutinhos...