sábado, 1 de agosto de 2009

Deixemos Thanatos Governar

hypnos-thanatos

A cultura da agressividade e da competitividade humana está bastante em voga na sociedade ocidental (não apenas nesta, mas aqui elá é vista em mais evidência), aqui encontramos o ser humano que em um descontentamento consigo mesmo passa a destruir as coisas e as pessoas que estão a sua volta, encontram seus momentos de felicidade na tristeza do outro. Não é uma ação para ser melhor que as pessoas que o cercam, mas sim para que essas pessoas não sejam melhor que ele.

É importante salientar que mesmo tendo essa pulsão invejosa em pequena quantidade são poucos que escapam dessa descrição. Isso se deve a contratos sociais criados por nós mesmos, apesar de sempre enxergarmos como se o inferno fosse os outros, nós é que somos responsáveis por estar aonde estamos, foram vários “nós” que moldaram essa cultura de destruição. A mídia tem grande importância na disseminação dessa cultura, a suscetibilidade do povo se dá pela necessidade de aceitação social e individual, tendo como modelo o que é exposto pelo marketing do consumismo capitalista.

Há pessoas que acreditem que essa natureza agressiva é devida ao fato de uma inata maldade humana, mas certamente isso não possui validade lógica, uma vez que nem todos agem da mesma forma e costruímos o nosso caráter com base na nossa história e nas nossas interações sociais. Além do que se colocarmos como algo inato, não haveria o que se fazer, o que também é errado, pois podemos fazer muito.

A primeira coisa seria ter consciência de que somos responsávei por tudo o que nos acontece, devemos parar de culpar “os outros”. Colocando-nos como senhores do nosso próprio destino melhorariamos as nossas próprias vidas e esse modelo é o que deveria então passar a ser seguido por todos. Cada um se concentrando em sua própria vida e buscando concertar os seus próprios defeitos não haverá mais a necessidade de intervir na vida alheia, pois não se necessitarão de projeções para desviar daquilo que já deveriamos ter começado a encarar a muito tempo.

Será isso ou então deixemos o Deus da Morte imperar sobre essa Terra até que tudo se mate por si só.

3 comentários:

BAU DO FAEL disse...

Obrigado pela visita Rodrigo. Realmente a musica dos Menudos não é da sua época...alias, vc nem tinha nascido...rs...

volte sempre, oq aquarianos são sempre bem vindos.

abraço

Unknown disse...

Timidamente as pessoas começam a cair de seus pedestais de utopia consciente para enxergar a podridão do mundo que construiram vagarosamente com seus ideais e conceitos mesquinhos.
Posso até me dar ao luxo de sentir uma sutil animação em relação a sociedade, uma vez que já não estou sozinha em minha forma de enxergar a realidade, vista por muitos conservadores como extremista e radical.
Precisamos urgentemente de um porta-voz eficiente que abra a mente do povo da forma correta e nos faça mudar.
Continue assim Drigo n_n
Bjinhus

Rapha disse...

Que legal. Tudo o que você escreveu relmente faz sentido. Inclusive, achei esse post a minha cara. Por que eu sinto prazer em inferiorizar os outros? Está explicado...

Dê poder a um homem e você descobrirá quem ele realmente é.

Bom, já vimos que eu não presto quando tenho poder em minhas mãos. Agora vou mudar isso...

Bjs, obrigado pela visita. ;)