domingo, 23 de agosto de 2009

Quebrando O Espelho de Narciso

broken-mirror

Sobre priorizar a estética, é uma necessidade criada pela mídia ou seria parte de uma seleção natural? Desde que o homem existe a excitação visual sempre foi o fator sensorial mais forte, a visão nos permite ter uma noção ambiental mais aprimorada o que serviria para uma adaptibilidade e chances de sobrevivência muito maiores. Mas em relação as pessoas, como chegamos a configuração de forma perfeita de um ser humano?

Dizem que a concepção de beleza física faz parte de um contrato social, mas as características que priorizamos nos indivíduos são indicadores de saúde na maioria das vezes. A saúde é associada a beleza física que por sua vez se associa ao prazer sexual por um simples fato: a reprodução.

Nós como qualquer outra espécie animal temos como uma das finalidades a procriação e por extinto escolhemos os parceiros que possam gerar conosco o melhor bêbe, para isso os genes desse parceiro devem ser bons e para quem lembra das aulas de genética o fenótipo nos dá uma boa idéia do cariótipo.

E os homossexuais? Os homossexuais não se reproduzem, isso é fato, mas tem o mesmo extinto sexual dos heteros e como a beleza associada ao prazer está ligada a libido eles também possuem essa configuração de desejar o melhor cariótipo possível.

A escolha pelo belo é extintiva, cada um pode melhorar a sua aparência física conforme as suas possibilidades. Ninguém é essencialmente feio. Dizem que o que importa é a beleza interior, que não devemos ligar para as aparências físicas, que isso é futilidade… Eu vejo esses argumentos como hipocrisias de pessoas frustradas. Beleza não é tudo, mas é muito importante quando falamos de escolha de parceiros.

Narciso foi morto por representar aquilo que todos realmente queriam, mas que por não se verem na capacidade de conseguir condenavam e escondiam.

5 comentários:

Anônimo disse...

De certa forma, e com alguma resistencia psicológica, concordo com vc... risos... sim, é muito verdade que temos instintos e que nos atraímos por aqueles que apresentam a melhor forma e capacidade para perpetuar nossa espécie, o mais forte, o mais inteligente, o mais belo, o mais saudável... é isso que nos leva a essa busca interminável por todas essas coisas. Para os outros? Não, para criarmos condições de poder fazer algo pela espécie... E nesse sentido, não quero falar sobre produtividade, capitalismo ou outros do gênero, mas acredito que a saúde seja o primordial... Vejo todos os dias pessoas muito feias e doentes, mas quando se curam passam a ser bonitas, por mais feias que sejam... Não sei se entendeu, mas a beleza realmente está na saúde, passe alguns dias cuidando de pessoas doentes para vc ver... A beleza está em muitos lugares na verdade, na felicidade, na aceitação, na auto-estima, na saúde, na perfeição física, na sociabilidade, na simpatia... Enfim, devemos lançar mão de todas as armas, cuide-se! Adorei o post, um belo chacoalhão rs.

Mauri Boffil disse...

Algo que me irrita bastante no mundo gay é o narcisismo...

Pêxe disse...

Adorei o post e concordo plenamente. Ainda acredito que esse argumento, o das pessoas punirem a "futilidade" em se querer ter um corpo belo ou apreciar a beleza física, a tal punição ao culto do corpo hoje em dia é nada mais do que uma questão de falta de reflexão. O que a nossa sociedade moderna construiu a partir da revolução industrial no século XIX, alavancou o avanço da tecnologia e trouxe mais conforto ao ser humano. Essa praticidade que nos foi dada, o elevador, a escada rolante, o controle remoto... tudo isso nos tornou mais sedentários, modificando o nosso corpo. como se não bastasse, a qualidade da comida só piorou de lá pra cá. As pessoas punem a busca da beleza física, mas esquecem que isso é algo comum em outras eras e que nos foi tirado por nós mesmos sem que percebessemos! Se procurarmos fotos dos século retrasado, notamos claramente que o ser humano era mais esbelto e saudável.

Cocada.g disse...

Sem dúvidas beleza física no nosso mundo sempre foi superestimada. Mas também existe o interesse pessoal envolvido no meio. O que é bonito para mim pode não ser bonito pra você. O que quero dizer é que não há nada de mal buscar o belo, buscar o que é melhor pra você, o problema é padronizar isso e impor perfis de perfeição para a sociedade. Ai vem a idéia do contrato, as pessoas acabam pensando que para se darem bem na vida precisam seguir aquele padrão. Cabelos lisos e tingidos, corpos magros e sarados, lentes coloridas verdes ou azuis, silicone etc... Eu me cuido, não porque vi algum carinha da malhação se dando bem, mas porque me sinto bem tanto no lado emocional quanto no lado físico, já que tenho medo de possíveis doenças no futuro devido a uma vida sedentária. Belo post amigo, abraços!

Unknown disse...

um bem interessante ,
nossa bom mesmo....parabens