sábado, 4 de julho de 2009

O Bizarro Sem Voz

Angst

E quem são as pessoas que tentam te fazer mal? Conforme interagimos  com as pessoas diariamente sofremos com pequenas facadas que esses seres do nosso ciclo de interação nos dão. É claro que nem todos fazem isso conscientemente, são pequenos atos que vão nos magoando e nós vamos muitas vezes relevando, porque não queremos magoar o outro ou porque pensamos que o outro também está com problemas ou simplesmente por não querermos discutir, não teriamos energia para isso. (Claro que há pessoas que falam tudo que as incomoda na hora mesmo, mas aqui estou me usando como referência).

Eu particularmente sempre fui um mestre na fuga, a fuga no Behaviorismo constitui o mecanismo de defesa que usamos para sair de situações que nos causam algum sofrimento. A minha rota de fuga a princípio eram os livros, depois fui utilizando os animes e os jogos para “fugir” da realidade que me incomoda. Logo todas as pequenas ações que eu relevava durante o dia foram se acumulando, chegando em um dado momento que eu me encontrava com tamanha angustia e nem ao menos podia perceber a fonte da mesma, eu já havia naturalizado o meu sofrimento.

E aqui temos um crime sem criminosos, não há a quem culpar. Você não pode culpar as pessoas que te causaram esses sofrimentos, porque você nunca disse a elas isso, permitindo que elas continuassem. Você também não pode se culpar, pois foi o meio que você encontrou para se proteger, um meio errado que acaba te aprisionando em jaulas de dor, mas por não ter aprendido a lidar de outra forma com essas situações, você não possuía escolha.

Só que o óbvio é que isso não é saudável, esse sofrimento acumulado tem que se expressar de alguma forma e ai você pode adquirir uma personalidade auto-destrutiva e até mesmo apresentar sintomas de alguma doença orgânica, seria isso a sua mente liberando aquela energia aprisionada para realmente mostrar, e podemos usar aqui o termo “chamar a atenção”, de que há algo errado.

E o que fazer? Não permita, simplesmente não permita que os outros passem por cima da sua vontade e não permita anular-se perante aos outros. Isso não é uma receita mágica que é possível se aplicar do dia para noite, a constituição da sua personalidade levou anos para ser consolidade e também pode levar anos para ser mudada, mas aos poucos podemos ir repensando atitudes nossas e melhorando dia a dia, para que quando sua mente acordar você constate que toda aquela angústia foi apenas um pesadelo.

Um comentário:

Soma disse...

O importante é não fugir, eu nunca fujo, apenas não ligo pro que me machuca ou faz mal... é muito esforço..