sábado, 27 de fevereiro de 2010

Go Away, Come Back

 344_14_sono

Hoje ouvi muitas pessoas dizendo o quanto gostam de ficar sozinhas e o quanto esse tempo sem ninguém é importante para elas. Fiquei imaginando o oposto, as pessoas que sempre precisam de alguém perto e imaginei mais, quando esses dois tipos de pessoas se encontram.

O ser humano é biologicamnete um ser sociavel, ou seja, vive e se desenolve em sociedade através de ações cooperativas. Isso refuta a idéia que muitas pessoas criam, como um mecanismo de defesa, de que não precisam de ninguém. Precisamos viver em contato com outras pessoas constantemente para que possamos nos desenvolver plenamente, esse contato necessário supre nossa necessidade natural de afagos, de sentimento de identificação e a necessidade que temos de relativização para que entendamos que somos humanos e fiquemos consciente da nossa personalidade individual.

Em contrapartida nem todas as relações interpessoais são boas e saudáveis, o que pode provocar frustrações e gerar medo e ansiedade através de uma generalização de que se temos x relações ruins, todas as outras serão. Isso faz o indivíduo buscar a autopreservação através do isolamento, acreditando que se evitar o contato com outras pessoas ele estará seguro e não sentirá mais sentimentos desagradáveis. O que é um engano, pois a solidão nos torna apáticos e deprimidos, passamos a nos tornar pessimistas ao se habituar a idéia de generalização e pode-se aí desenvolver-se inúmeras doenças psiquicas somáticas que dependendo do agravante fisiológico poderá levar o indivíduo a óbito antes do que o devido.

Precisa-se desenvolver uma autopercepção apurada para que saibamos o que desencadeia os nossos sentimentos e aí podermos trabalhá-los da melhor maneira possível, praticando a escuta do outro para que se construam relações saudáveis.

 

P.S.: Não estava com vontade de escrever hoje, mas escrevi por causa de uma música o que poderia ser uma motivação bem irrelevante, e talvez seja.

5 comentários:

Por De Trás Do Abstrato disse...

Então, o lance das relações e tals, como um estudioso, é importante observar as relações, e como elas se dão nos mais diferentes grupos e situações, mas talvez seja bom nos distanciar um pouco do lado "cientifico" da coisa e apenas viver o momento, aproveitar a companhia e o filme ^^
De nada adianta o conhecimento "puro"se você não sente as coisas...
Sei lá, só uma opinião...
Fique bem viu?
Espero poder te conhecer melhor, e espero que voce possa ME conhecer melhor
assim vai ficar facil da gente SE conhecer melhor...
Beijo grande

Theo disse...

Música nunca é uma motivação irrelevante! hehe

Como sempre, achei mto bacana o texto. Lidar com os nossos próprios sentimentos, as vezes é mais difícil do q lidar com os sentimentos dos outros.

Quem pensa q pode viver sozinho sempre se dá mal. Mas, acredito, todos nós precisamos de momentos de solidão, até mesmo para colocar as idéias em ordem!

Vc sempre me fazendo pensar... ai ai

Abço ^^

Adrian >anjo disse...

Muuito massa agora vx me fez pensar legau. Gostei mexmoOh

Unknown disse...

Acho que as pessoas buscam o isolamento por puro capricho e medo de se deixar envolver pelas outras. O ser humano não é nada sem o todo!

Edye disse...

discordo do ser ali em cima, o ser humano vive em uma sociedade masokista, todo mundo precisa de um tempo pra clarear a mente. embora também eh preciso saber administrar seu tempo. o fato de que X relações n deram certo não devem te deixar pra baixo, a culpa não é só sua. só precisamos saber manter a individualidade e não lutar pra manter os padroes impostos pela sociedade.