sábado, 16 de janeiro de 2010

Let's Get Physical!

physical

A motivação é algo muito usado em discursos organizacionais com a finalidade de produzir lucros, mas dentro desses discursos acho que a palavra não é usada em sua essência e tem o seu sentido deturpado. Então o que seria motivação? Motivação é um processo que relaciona necessidade, ambiente e objeto, e que predispõe o organismo para a ação em busca da satisfação da necessidade, seria então o motivo que subjaz a algum tipo de comportamento (BOCK, p. 121, 2002).

Ao contrário do que alguns pensam nós sempre estamos cheio de motivação, mas para certos tipos de comportamento. Um exemplo é alguém que fica jogando ao invés de estudar, ele não está desmotivado, ele está motivado a jogar por isso trazer algum benefício a ele (no caso, provavelmente, a “diversão”) e não se motiva a estudar porque não prioriza os benefícios que o estudo traria a longo prazo.

Acho que esse é um mal da sociedade imediatista. em que tudo é muito rápido, logo a recompensa também precisa ser rápida. Estudar só trará uma recompensa provavelmente anos depois, quando o que foi aprendido poderá ser aplicado, já jogar está trazendo benefício no mesmo instante, pois o prazer é sentido na hora em que se está jogando.

E será que isso não se estenderia as relações sociais? Estamos realmente motivados a conhecer as pessoas com quem nos econtramos ou simplesmente pareamos algumas características para ver se devemos descartá-las ou obtê-las? Avaliamos muitas vezes o benefício imediato que uma pessoa pode trazer para nós e ai decidimos se ela vale a pena ou não, em qualquer nível de relação social.

Te dão a impressão de que a vida é curta demais para avaliar as coisas com o cuidado merecido, mas quanto mais se corre, menos se enxerga as coisas realmente belas da vida, essas passam como borrões dos quais você não terá muita coisa para se recordar.

Fonte: BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed.  São Paulo: Saraiva, 2002.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Já estava sentido falta dos seus textos. Já havia lido a esse respeito sobre a motivação, e que é impossível motivar alguem, a unica coisa possivel é encontrar o que motiva uma pessoa para trazer a tona. Mas nunca tinha relacionado isso as coisas do coração, a vida afetiva. Abriu meus olhos, parabéns pelo texto. Gdee abraço!

Lessa q. disse...

Nha >__< boa lição de moral para alguns como eu rs. Odeio passar horas estudando, mesmo que saiba que é necessário *_* . Adorei o texto.

Anônimo disse...

Oi eu voltei porque queria te pedir algo, fui indicado ao troféu "The Best GB Janeiro/2010" pelo site "Gazeta dos Blogueiros" dá uma passadinha lá e vota em mim? :D tksss!

(http://gazetadosblogueiros.com)

Some nãao! Abccc!