domingo, 13 de setembro de 2009

Eu Vou Te Destruir

shiva

A destruição é a chave para a mudança, temos que apagar conceitos antigos para criar novos. Mas aqui também podemos trazer a idéia da negação da negação, ou seja, você era algo, não é mais, mas não pode negar que foi mesmo que não mais o seja. Há uma idéia subjacente de que destruição está vinculado a algo ruim, isso porque é incentivado ha milênios nas sociedades antigas até hoje a destruição agressiva, movida pela pulsão de Thanatos, onde se destrói o que é do outro apenas como resultado de conflitos, mas a destruição pode ser o resultado de reflexão e é dessa que eu vou falar.

Temos milhares de conceitos impregnados em nós, é a nossa couraça que usamos para sobreviver em um mundo onde tudo e todos representam perigo. Não nos abrimos com medo do que o outro irá pensar de nós e o outro faz exatamente o mesmo, nos reprimimos então, essa cultura de repressão das sensações é a causa de tantos problemas e tantas doenças mentais.

Não percebemos que quanto mais nos protegemos mais incentivamos que os outros se afastem e se protejam de nós, esse é um ciclo vicioso em que criamos muros ideológicos, muros com canhões que atacam outras ideologias. Ainda não se é possível aceitar que existe idéias contrárias e apenas se conviver com isso, atacamos os diferentes e ninguém, absolutamente ninguém, está livre disso, por mais vitimizada que essa pessoa se sinta pela sociedade, mesmo que ela sofra as maiores discriminações, ela ainda assim discrimina, o método de defesa é o ataque.

Nas bases do código de Hamurabi construimos uma coisa medonha que adquiriu a capacidade de sempre encontrar a sua homeostase, esse ciclo que se alto regula para que não deixa de existir, que tem como sua essência o medo. Quantas coisas já criamos e cultivamos pelo medo?

Refletir, nos questionar, não nos levará necessariamente a verdade, nem a respostas, mas irá fazer com que passamos a aceitar como somos e como os outros são e passaremos então a estabelecer um ciclo harmonioso. Isso não está perto de acontecer, com toda a massificação que existe em nossas sociedades, mas passemos a destruir aos poucos o que há de medo em nós e criemos então a confiança e esperança nos nossos semelhantes.

3 comentários:

Mauri Boffil disse...

Por Ganesha...
Que tudo se destrua e nasça novo

Anônimo disse...

Excelente reflexão, e ainda pior do que fazer algo negativo para se esconder por causa do medo, é não fazer nada... perdemos muito, tanto quanto destruímos quando agimos negativamente. LovHERE. Abç!

Graziela Mussato disse...

Nossa me fez pensar...o quanto por varias vezes me escondo para me defender do mundo ai fora, pois por mais que tente não consigo destruir essa barreira do medo de o que vão pensar de mim. Adorei o texto, e a imagem de Shiva deus da renovação, que tudo destroi e constroi novamente. Bjs